Rainha, miss rodeio e minirrainha são alguns dos títulos atribuídos aos embaixores da Festa do Peão de Barretos, evento que neste ano é realizado entre os dias 16 e 26 de agosto. Para ocupar os cargos, além da beleza, os candidatos precisam esbanjar simpatia, já que entre as funções desempenhadas pelos embaixadores estão recepcionar os turistas e entregar as premiações aos vencedores.
Rainha do rodeio
É a principal representante feminina da festa organizada somente por homens. Atua como embaixatriz e porta-voz do clube Os Independentes, que promove o rodeio, em eventos de divulgação Brasil afora. O cargo é exclusivo para moradoras de Barretos que tenham entre 16 e 25 anos. Além de ser bela, deve ser comunicativa e conhecer as tradições da principal festa sertaneja do país. Por ser da cidade, é convidada para ações sociais e filantrópicas de Barretos. Em 2012, a eleita foi a estudante e bailarina Kamila Oliveira, 17 anos.
Miss rodeio
A miss rodeio representa a Festa de Peão de Barretos nos eventos em que a rainha não pode participar. O título é dado para a mais bela dentre as fãs de rodeio de todo o país e que tenham de 16 a 25 anos – neste caso, não é obrigatório ter nascido na cidade. Neste ano, Ingrid Irano, de 18 anos, foi a escolhida entre 50 candidatas de todo o país.
Rainha do Peãozinho
Adolescente de 12 a 16 anos de Barretos que representa o lado teen do maior rodeio do país no Rancho do Peãozinho, onde recepciona turistas e brinca com as crianças. Avaliada por sua beleza e desenvoltura, é vista como uma futura candidata a Rainha do Rodeio. A vencedora de 2012 foi Larissa Ribeiro.
Princesa do Peãozinho
É a segunda melhor colocada no concurso que elege a Rainha do Peãozinho e, assim como a rainha, prestigia os principais eventos do Rancho do Peãozinho durante a festa de Barretos. Neste ano, a vendedora foi Francine Souza, de 16 anos.
Minirrainha do Peãozinho
Versão infantil da rainha do rodeio, a minirrainha (também chamada de rainha mirim) simboliza o universo familiar do evento e é escolhida por características como a pureza e a meiguice. Desde pequena, deve demonstrar que gosta de montarias e também deve residir em Barretos. Só concorrem candidatos com idades entre 6 e 11 anos. Neste houve um empate e duas crianças foram escolhidas como minirrainhas: Gabrielle Quiles, de 8 anos, e Stéffani Peres, de 11 anos.
Miniprincesa do Peãozinho
Menina de 6 a 11 anos segunda colocada na competição da Minirrainha do Peãozinho. Também interage com visitantes do parque e prestigia as montarias realizadas para o público infantil. A miniprincesa desta edição da festa é Mariana Robert.
Mister do Peãozinho
Um dos dois títulos masculinos dentre os embaixadores da festa, é concedido ao adolescente que mora em Barretos e tem de 12 a 16 anos. Deve apreciar rodeios e ter potencial para ser um peão. Além disso, precisa ser comunicativo para atender os visitantes do Rancho do Peãozinho. O eleito para Mister do Peãozinho neste ano foi Cassio Moura.
Minimister do Peãozinho
Título dado a meninos entre 6 e 11 anos que, incentivados pelos pais, gostam de rodeio. Também precisa ser extrovertido, pois entre suas atribuições está receber os visitantes do Rancho do Peãozinho. Ele ainda deve estar presente na arena quando acontecem as montarias de crianças em carneiros. Em 2012, o eleito foi Kauan Gontijo, de 9 anos.