A polícia japonesa prendeu um jovem de 19 anos, estudante da cidade de Kyoto, por distribuir um software pirata para o console Nintendo Wii. De acordo com as autoridades, ele desenvolveu e divulgou um dispositivo que permite rodar aplicativos e jogos por meio de um pen drive.A unidade de crimes cibernéticos da polícia soube da ação do garoto em dezembro de 2011. Depois de ter sido lançado no site dele, em fevereiro de 2012, o programa foi baixado 6.500 vezes nos três meses seguintes.
O blog do rapaz ainda contava com um tutorial de como realizar modificações no Wii para rodar softwares piratas. “Meu site estava me rendendo dinheiro, por isso o mantive no ar”, disse o jovem para a polícia, de acordo com o jornal “Asahi Shimbun”. Ele conseguiu faturar cerca de 200 mil ienes (aproximadamente R$ 5 mil) em um período de 18 meses, por meio de propagandas e anúncios na página.
Ainda neste ano, duas pessoas foram presas por modificar consoles Nintendo Wii e lançar cartões piratas para Nintendo DS. No caso do estudante, não houve troca física de produtos ou lucro direto com os seus serviços, o que torna esta a primeira prisão do gênero no Japão.
A polícia ainda não acredita que o suspeito seja o criador e tenha habilidade suficiente para desenvolver o software que lhe rendeu a acusação. Portanto, as autoridades agora procuram o criador do programa.