A idosa espanhola que desfigurou uma pintura do século XIX ao tentar fazer uma restauração na obra está sofrendo uma crise de ansiedade.
Amigos e parentes de Cecilia Giménez contaram ao jornal que ela está de cama desde que seu trabalho se tornou um dos assuntos mais comentados no mundo. A família tem trabalhado para ajudá-la e tentar fazê-la comer, já que seu ataque de tensão a deixou “desestimulada.”
Uma universidade dos Estados Unidos teria entrado em contato com o Centro de Estudos Borjanos para tentar analisar o fenômeno da restauração que deu errado “do ponto de vista sociológico. A intenção seria estudar o impacto midiático do caso.
Giménez se tornou notícia internacional após decidir por conta própria restaurar a pintura de Jesus em uma Igreja. Apesar de ter agido com boa vontade, ela acabou distorcendo completamente a obra original.
Em entrevista, ela disse que não agiu escondida e que o padre sabia que ela estava fazendo a restauração. Ela alegou que queria apenas melhorar a pintura que estava desgastada (assista ao vídeo).
Giménez disse ter agido com boa vontade, mas transformou completamente a obra atribuida a Elías García Martínez, e acabou se sentindo culpada e pedindo desculpas pela ação.
Na entrevista à TV local, ela alegou que não tinha sido a primeira vez que ela tinha feito alterações na obra. Segundo ela, partes das roupas de Jesus já haviam sido retocadas, mas nunca antes o rosto.