A Prefeitura de Cruz das Almas segue realizando diversas ações de mobilização de combate à dengue. Na manhã de hoje, (19), os Agentes de Combate às Endemias, através da Secretaria de Saúde, realizaram na localidade da Pumba um grande trabalho de intensificação no combate ao mosquito Aedes aegypti.
A ação preventiva foi feita com um equipamento de pulverização, utilizando inseticida para bloquear os mosquitos adultos, evitando assim a transmissão de casos. As ações de bloqueio também já foram realizadas em outros pontos do município, com aplicação de inseticidas diante do número de casos positivos na localidade. Durante a ação, os agentes de endemias realizaram ainda uma mobilização educativa com a comunidade sobre os cuidados da prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.
Moradora da Pumba há mais de 30 anos, a dona de casa Adelaide de Almeida disse que tem se preocupado com a proliferação da dengue e reforça que os cuidados preventivos devem ser mantidos pela comunidade na eliminação dos criadouros do mosquito da dengue. “A dengue é uma doença séria, minha gente, e todos precisam acordar e ajudar. Se cada um fizer o que deve ser feito, que é o básico, não acumulando água parada, deixando o quintal limpo e recebendo a equipe de combate à dengue, com certeza esse mal não chegará até nós,” destacou a moradora da região.
A prefeitura de Cruz das Almas segue promovendo diversas ações e uma série de medidas de combate à dengue nas feiras livres, escolas e bairros das cidades, com distribuição de panfletos, visitas educativas e de fiscalização em diversos locais, mutirão de limpeza urbana, caminhadas de conscientização, entre outras iniciativas.