O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, defendeu neste sábado (26.set.2026) a inclusão do Brasil e da Índia como membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU. A declaração foi dada durante discurso no debate geral da 81ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. O presidente russo, Vladimir Putin, não participou da sessão, e o chanceler representou a Rússia no púlpito.
Lavrov disse também que a Rússia é favorável à ampliação da representação da Ásia, da África e da América Latina no órgão. Em contrapartida, rejeitou a concessão de novos assentos permanentes a outros países, citando especificamente Alemanha e Japão.
O Conselho de Segurança é o órgão da ONU responsável principalmente pela manutenção da paz e da segurança internacionais. Tem 15 integrantes, dos quais 5 são permanentes –China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia– e 10 são eleitos pela Assembleia Geral para mandatos de 2 anos.
O Brasil não integra atualmente o colegiado. Sua participação mais recente como membro não permanente foi em 2022 e 2023. O país defende uma reforma do Conselho e integra, com Alemanha, Índia e Japão, o G4, grupo que reivindica a ampliação das categorias permanente e não permanente.
Lavrov afirmou em seu discurso que está em formação uma ordem mundial “multipolar e mais justa”, na qual países do chamado Sul e Leste Global ganham maior autonomia política e econômica e assumem mais responsabilidades em suas próprias regiões. Segundo o chanceler, esses Estados estariam se consolidando como “centros soberanos de desenvolvimento” e resistindo à pressão externa.
“Há mudanças tectônicas em curso na política global. Uma ordem mundial multipolar mais justa está emergindo diante de nossos olhos”, declarou.
Lavrov citou o Brics entre os fóruns que, segundo ele, refletem essa reorganização internacional. O ministro colocou o grupo, do qual Brasil e Rússia fazem parte, ao lado da CEI (Comunidade dos Estados Independentes) e da Organização de Cooperação de Xangai como estruturas de cooperação da chamada “maioria global”. Mais adiante, afirmou que Moscou pretende atuar com aliados e parceiros nesses fóruns para promover uma agenda internacional comum.
O chanceler russo também concentrou parte do discurso em críticas aos Estados Unidos. Condenou Washington por recorrer ao uso da força e citou as ações norte-americanas na Venezuela e contra o Irã. Também pediu a retirada das restrições econômicas impostas a Cuba. Ao tratar do Oriente Médio, criticou também Israel defendeu a criação de um Estado palestino.
Lavrov também dirigiu críticas aos países europeus. Acusou a União Europeia de pressionar a Sérvia em relação ao Kosovo e afirmou que governos europeus tentam frustrar negociações para encerrar a guerra na Ucrânia. Disse ainda que países ocidentais continuam fornecendo armas ao governo ucraniano e criticou particularmente a Alemanha, que classificou como um dos principais apoiadores de Kiev.
“A minoria ocidental, que dominou por quinhentos anos, graças aos recursos de outros, continua a tentar manter seus privilégios e a impor suas próprias regras a todos os outros”, afirmou Lavrov.
Eis a íntegra do discurso de Serguei Lavrov:
“Senhor Presidente, excelências, senhoras e senhores.
Nos últimos dias, na última semana, deste púlpito e nos corredores da Assembleia Geral, a seguinte ideia foi ouvida muitas vezes: há mudanças tectônicas em curso na política global. Uma ordem mundial multipolar mais justa está emergindo diante de nossos olhos.
Os países do Sul e do Leste Global estão se afirmando como centros soberanos de desenvolvimento. Eles estão assumindo a responsabilidade de garantir a segurança em suas próprias regiões. Estão demonstrando um compromisso com o direito internacional. Estão refutando a pressão externa. Estão mostrando interesse na prosperidade de todos os Estados, não apenas de alguns poucos selecionados.
Tal filosofia construtiva é também a base da política externa da Rússia e é apoiada por nossos inúmeros amigos. É a base da cooperação na CEI, na Organização de Cooperação de Xangai, nos Brics e em outros fóruns da maioria global.
No entanto, isso não agrada a todos. A minoria ocidental, que dominou por 500 anos graças aos recursos de outros, continua a tentar manter seus privilégios e a impor suas próprias regras a todos os outros.
O Ocidente continua a usar a força bruta, a agir de forma imprevisível, a se envolver em todo tipo de empreendimentos, colocando em risco a vida e a prosperidade de milhões, senão bilhões, de pessoas em nosso planeta.
Como disse o presidente Putin: ‘A ditadura de um hegemônio está saindo do controle. É perigosa para todos os outros’.
No início deste ano, em contravenção de todas as normas, incluindo as morais, os EUA invadiram a Venezuela, resultando no sequestro do presidente Maduro e de sua esposa, mantidos em uma prisão americana sem julgamento. E isso apesar do fato de que o direito internacional afirma claramente que os mais altos funcionários públicos de qualquer Estado devem gozar de imunidades.
Insistimos que o líder venezuelano e sua esposa sejam libertados imediatamente e que tais excessos não se repitam.
É inaceitável o fato de que a força foi usada para matar o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, e membros de sua família, membros da liderança militar e política da República Islâmica do Irã.
Estamos particularmente inquietos com o fato de que a agressão dos EUA e de Israel, que começou em junho do ano passado, também visa à infraestrutura civil no Irã e à infraestrutura nuclear civil sob salvaguardas da AIEA. Isso causou um golpe irreversível à autoridade da agência e a todo o sistema de não proliferação nuclear.
Repetidos confrontos armados no Golfo Pérsico e no Estreito de Ormuz estão em andamento, apesar do fato de que isso está causando um golpe na navegação e no comércio global.
Precisamos do pré-requisito para a solução desta crise. Precisamos de confiança nas relações entre os Estados do Golfo, os Estados árabes e o Irã. Precisamos de uma arquitetura regional estável.
Isso é o que impulsiona nosso conceito de segurança coletiva no Golfo Pérsico. A Rússia, juntamente com outros Estados responsáveis, está pronta para contribuir construtivamente para estabilizar esta região estrategicamente importante.
Estamos convencidos de que é hora de resolver a questão principal no Oriente Médio, garantindo a criação de um Estado palestino com base em inúmeras decisões da ONU.
Quase um ano atrás, o Conselho de Segurança aprovou o plano de paz para a Faixa de Gaza, mas a paz não reina lá. Idosos, mulheres e crianças continuam a perecer lá. A situação humanitária é crítica.
A situação na Cisjordânia continua a se deteriorar, onde Israel está intensificando suas atividades de assentamento. Se a situação continuar, não será possível estabelecer um Estado palestino. Não haverá espaço.
Mas, se esse fosse o caso, a segurança de Israel também estaria constantemente sob ameaça. Especialistas entendem isso muito bem.
A ONU e todos os seus Estados-membros precisam absolutamente pensar fora da caixa para reverter essas tendências desfavoráveis no Oriente Médio e áreas próximas.
Não estou me referindo apenas à Palestina, Líbano, Síria, Iêmen, Iraque, Sudão, Somália, Sudão do Sul e outros países da África onde os conflitos se alastram.
Precisamos de medidas urgentes para lidar com a terrível situação humanitária em Cuba, que está sob pressão extrema e sem precedentes por parte de seu vizinho do norte.
Solidarizamo-nos com o povo cubano e seu governo. Insistimos que os EUA levantem seu cerco à Ilha da Liberdade e levantem todas as restrições ao comércio com Cuba, retirando-a da lista de Estados patrocinadores do terrorismo.
Este é um exemplo claro que requer a atenção da comunidade internacional, mas há muitas outras questões também.
O uso da força e os 2 pesos e 2 medidas defendidos pelo Ocidente estão desestabilizando a situação em todo o mapa.
Nos Bálcãs, a UE está ignorando flagrantemente a Resolução 1244 do Conselho de Segurança da ONU, compelindo a Sérvia a aceitar o fato de que perdeu Kosovo, parte de sua história, e Belgrado está basicamente sendo forçada a impor sanções contra a Rússia em troca de perspectivas nebulosas de integração europeia.
Há tentativas de unitarizar a Bósnia e Herzegovina, os sérvios serem unitarizados e forçados a renunciar aos seus poderes constitucionais, que foram garantidos pelo Acordo de Dayton juntamente com o Conselho de Segurança.
Nesse espírito de desrespeito ao direito internacional e à segurança, ações imprudentes estão sendo tomadas na Ucrânia.
A fim de supostamente conter a Rússia, os EUA destruíram o sistema de segurança europeu e criaram um regime russofóbico em Kiev.
Compreendendo o quão vão isso é, a Europa está fazendo tudo o que pode para frustrar as negociações de paz nas quais a administração Trump está interessada.
O Ocidente está abastecendo o regime ucraniano com armas, ajudando Kiev a mirar drones e mísseis, a mirá-los em civis e infraestrutura civil.
O Ocidente aspira infligir uma derrota estratégica à Rússia, mas essas aspirações resultarão em os belicistas sendo levados a um beco sem saída estratégico.
Colegas, um ano atrás, marcamos o 80º aniversário da vitória sobre o Nazismo Alemão e o Militarismo Japonês. Na próxima semana, em 1º de outubro, estaremos marcando o 80º aniversário da conclusão do trabalho do Tribunal de Nuremberg.
Este foi um julgamento histórico que envergonhou inequivocamente os criminosos nazistas, proclamando que o que eles fizeram era ilegal e imoral, que a ideologia nazista era desumana.
E, no entanto, 80 anos atrás, as lições de Nuremberg não foram aprendidas por todos.
A liderança da UE, de acordo com suas declarações, está contaminada com o vírus da superioridade racial. Eles defendem ideias extremistas russofóbicas.
Uma das manifestações disso é o fato de que eles apoiam o regime ucraniano. Na verdade, eles os apoiam mesmo quando Kiev glorifica colaboradores nazistas e criminosos até os cotovelos no sangue de russos, bielorrussos, judeus, ucranianos e outros.
E, ao mesmo tempo, aqui o Ocidente, aqui na ONU, eles estão votando contra as resoluções russas, incluindo a resolução que condena a glorificação do Nazismo. Alemanha, Japão e todos os países da Otan estão votando contra. Isso não é surpresa.
Desejamos enfatizar que o resultado da 2ª Guerra Mundial é a base para a ordem mundial pós-guerra. Está consagrado na Carta da ONU.
As antigas potências do Eixo ratificaram este documento e, assim, reconheceram sua responsabilidade por essas inúmeras atrocidades, resultado da ideologia e práticas nazistas.
E hoje, quando eles fecham os olhos para o Nazismo Ucraniano, bem, eles estão minando a base da ordem mundial centrada na ONU, relegando ao esquecimento a responsabilidade da Alemanha Nazista, incluindo a responsabilidade pelo genocídio do povo soviético.
E, de fato, ao fazer isso, a Alemanha é também o principal patrocinador de Kiev.
Assim, o chanceler Merz está afirmando que a Alemanha deve mais uma vez ser uma potência militar líder na Europa. Berlim entende aonde isso pode levar?
Eles não aprenderam as lições da 2ª Guerra Mundial?
O regime ucraniano está minando um pilar da Carta da ONU, não respeitando os direitos humanos nem as liberdades fundamentais, independentemente de raça, sexo, idioma ou religião.
Existe algum outro país além da Ucrânia onde eles baniram um idioma?
Você pode acabar na prisão por falar russo na Ucrânia. Na UE, onde eles dizem que defendem os valores europeus, eles estão em silêncio. Eles não estão condenando essa prática por parte da Ucrânia.
Isso nos leva a concluir que o Nazismo e as flagrantes violações por parte do regime ucraniano da liberdade de expressão, informação e culto, que isso é, de fato, a base dos valores europeus.
Em 2022, iniciamos uma operação militar especial para proteger as pessoas em Donbas e Novorossiya, para protegê-las da eliminação pelo regime de Kiev.
A Rússia continua a lutar por sua segurança e seus direitos, em plena conformidade com a letra e o espírito da Carta da ONU.
Nossa luta pela verdade e justiça será levada até o fim.
Os objetivos de nossa operação militar especial serão alcançados, e as ameaças à nossa segurança serão eliminadas. A paz reinará novamente.
Isso acontecerá apesar de qualquer coisa que possa acontecer, incluindo a incapacidade da atual liderança da ONU de defender a única posição correta nesta situação em torno da Ucrânia, uma posição de defesa dos princípios consagrados na Carta da ONU como um todo, em sua totalidade, em sua natureza inter-relacionada.
Acreditamos que o novo secretário-geral, que elegeremos antes do final do ano, cumprirá meticulosamente seu mandato, bem como os princípios de imparcialidade e equidistância consagrados na Carta, que o novo secretário-geral representará toda a comunidade internacional em vez de servir aos interesses de alguns Estados, que o novo secretário-geral não minará a natureza intergovernamental do sistema da ONU, nem diluirá as prerrogativas do Conselho de Segurança e de seus membros permanentes.
Nossa abordagem de princípio é a seguinte: a reforma do Conselho de Segurança da ONU não pode envolver a alocação de assentos adicionais a países ocidentais, especialmente à Alemanha e ao Japão, que agora estão no caminho do militarismo e do revanchismo.
Somos a favor de ampliar a representação da Ásia, África e América Latina.
Apoiamos as candidaturas do Brasil e da Índia para um assento permanente.
E, ao mesmo tempo, desejo enfatizar isso, devemos satisfazer os interesses do continente africano, em conformidade com o Consenso de Ezulwini e a Declaração de Sirte.
Senhoras e senhores, através de sua política externa, a Rússia está tentando consertar a situação no mundo, trabalhando em conjunto com nossos aliados e parceiros estratégicos, os Brics, a SCO, a União Econômica Eurasiática, a CEI e a CSTO.
Estamos promovendo uma agenda que todos podemos apoiar, uma agenda unificadora, ideias e projetos concretos.
Hoje, o que vem à tona é o tema da segurança da informação internacional. Claramente, a ONU deve desempenhar um papel central nessas discussões, não outros fóruns restritos.
Em outubro do ano passado, em Hanói, a pedido da Rússia, a Convenção da ONU contra o Cibercrime foi aberta para assinatura.
Saudamos o estabelecimento do primeiro mecanismo global permanente da ONU, que busca ajudar a implementar a convenção.
A ONU assume uma responsabilidade especial dado o rápido desenvolvimento das tecnologias de IA.
Regras geralmente reconhecidas para o uso da IA devem ser sustentadas em uma base igualitária com a participação de todos os países.
O início do trabalho do Diálogo Global sobre Governança de IA e do Painel Científico Internacional Independente sobre IA, acreditamos, são passos na direção certa.
A Rússia apoia a iniciativa da China, que é o estabelecimento de uma organização global sobre cooperação em IA.
Em meados do século passado, a URSS ajudou os povos da África, Ásia e América Latina a se libertarem da dependência colonial.
A democratização adicional nos assuntos internacionais é impossível a menos que erradiquemos as práticas neocoloniais, que permanecem evidentes.
Um marco fundamental nesse caminho foi a adoção pela Assembleia Geral de uma resolução proclamando 14 de dezembro como um dia internacional contra o colonialismo em todas as suas formas e manifestações.
Ficaríamos encantados em ver os apoiadores desta luta contra o neocolonialismo participarem de um movimento interpartidário internacional.
A primeira assembleia da Cúpula pela Liberdade das Nações ocorrerá na Rússia nos próximos meses.
Colegas, garantir uma paz duradoura só é possível se os principais atores no cenário global pararem de competir.
Isso só é possível se cumprirmos meticulosamente a Carta e o princípio da segurança igual e indivisível.
Este princípio, gostaria de lembrá-los, significa não tentar aumentar a segurança de um Estado em detrimento da segurança de outros.
Além disso, nenhum país, nem nenhum grupo de países deve tentar dominar a esfera da segurança.
Isso se aplica antes de tudo à Otan, que está tentando ampliar sua influência destrutiva muito além de seu âmbito geográfico, por exemplo, na Ásia.
Os valores de uma ampla cooperação em pé de igualdade formaram a base da iniciativa do presidente Putin sobre o estabelecimento de uma grande parceria eurasiática e uma arquitetura de segurança em todo o continente eurasiático.
Ontem, aqui em Nova York, Rússia, Bielorrússia e países com ideias semelhantes adotaram uma declaração sobre nossa intenção de desenvolver uma Carta Eurasiática de Diversidade e Multipolaridade para o século 21.
Convocamos todos aqueles que desejam fazer parte desta arquitetura pan-continental de paz e desenvolvimento a contribuir para o sucesso desta iniciativa, que visa complementar e harmonizar o trabalho sobre os mecanismos existentes no espírito das realidades geopolíticas neste mundo multipolar nascente.
Agradeço.”