O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), compartilhou neste sábado (14.fev.2026) em seus perfis nas redes sociais um samba-enredo para exaltar o trabalho da polícia durante o Carnaval. “Não adianta se esconder, seja na rua ou na avenida, a Muralha Paulista vai te ver”, diz a música.
A Muralha Paulista, citada na letra da música, é um sistema de monitoramento inteligente do Governo de São Paulo, lançado em 2024, que conecta milhares de câmeras públicas e privadas para combater a criminalidade em tempo real.
Assista ao vídeo (1min12s):
O material divulgado pelo governador mostra policiais fantasiados fazendo prisões no Carnaval. No sábado (14.fev), agentes da Polícia Civil caracterizados como personagens do desenho “Scooby-Doo” detiveram 3 pessoas por furto, na região da República, no centro da cidade de São Paulo. Na operação, os policiais recuperaram 8 aparelhos celulares.
A estratégia de uso de fantasias também foi aplicada no domingo anterior. Em 8 de fevereiro, policiais vestidos como “Caça-Fantasmas” prenderam um homem durante um megabloco na Consolação, região central da capital paulista.
Eis a letra do samba-enredo divulgado por Tarcísio de Freitas:
“A polícia tá na rua
E não tá pra brincadeira
Tem tecnologia
E heróis de primeira
Se você vier pra Sampa
Achando que é malandrão
É roubando celular
Que a casa vai cair, bonitão
No sambódromo ou no bloco
Não adianta se esconder
Seja na rua ou na avenida
A Muralha Paulista vai te ver
E pra quem se acha muito macho
Não esqueça que não é não
Se agredir ou assediar
No xilindró vai parar.”