As 48 agências de Caixa que abririam neste sábado em São Paulo, Osasco e municípios da região não vão funcionar. O sindicato dos bancários para essas cidades conseguiu uma liminar para proibir o horário especial nas unidades do banco.
Segundo nota do sindicato, a juíza do Trabalho Maria Eulália de Sousa Pires avaliou que por não se tratar de dia de expediente bancário, a abertura só se justificaria em casos de trabalho extraordinário para realização de serviços inadiáveis.
Caso descumpra a decisão, o banco estatal será multado em R$ 5 mil por dia para cada empregado.
A Caixa previa abrir pouco mais de 500, de suas 2.346 agências, neste sábado (12) em sequência às reduções de juros anunciadas nas últimas semanas. As unidades funcionariam das 9h às 16h.
A ação, segundo o banco, busca atender pessoas que trabalham em horário comercial durante a semana. Além do atendimento sobre crédito, foco principal da iniciativa, clientes também poderão fazer outros serviços no banco, exceto o penhor. Não haverá também movimentação de dinheiro nos guichês dos caixas.
Para a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira, a abertura das agências da Caixa no sábado criaria um precedente ruim para a categoria.
“O HSBC já tentou forçar o trabalho aos sábados e também não permitimos. O Sindicato não admitirá que invistam contra os direitos dos bancários. Tentamos falar com a direção do banco, mas ela tomou uma decisão unilateral e se recusou a atender os representantes dos trabalhadores. Por isso tivemos de recorrer à Justiça pra preservar o direito de descanso dos bancários”, diz Moreira.
O sindicato afirma ainda que representantes da categoria no Espírito Santo e no Ceará também conseguiram liminar proibindo a abertura das agências.